Fonte: http://oexclusivo.com.br

A Prefeitura de Serra do Ramalho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer (SMECD), preparou uma programação especial para celebrar o Dia do Índio, comemorado em 19 de abril.

Na última terça-feira, 18, foi promovido o 1° Encontro Indígena, onde aldeias locais e a Etnia Fulni-ô, do Estado de Pernambuco fizeram diversas apresentações para os alunos das escolas públicas do município. O evento aconteceu na quadra do Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy.

As aldeias locais que participaram do evento foram: Pankarú, Capinauá e Pataxó Rã rã rãe. Além delas, foi convidada também a Etnia Fulni-ô, que habita em Águas Belas, município do estado do Pernambuco.

Segundo a Secretária de Educação, Cida, o principal objetivo do evento foi o resgate à cultura do município de Serra do Ramalho, já que no município existem 4 aldeias, é necessário mostrar às crianças e ao povo serramalhense, o objetivo de fazer com o que estas tribos sejam reconhecidas. Para que as crianças destes índios tenham orgulho de ser índio.

Foram trocas culturais interessantes. Uma forma de interagir com o outro que suscitou um sentimento de coletividade as crianças do município de Serra do Ramalho. Elas puderam conhecer de perto comportamentos e hábitos da comunidade indígena.

Após as apresentações, as aldeias fizeram uma exposição de seus artesanatos. É importante destacar a importância da valorização do artesanato deles como um patrimônio que todos nós devemos zelar, aprender e interagir com o máximo respeito, transparência e acima de tudo, responsabilidade. Cada produto é fabricado artesanalmente, guardando características únicas.

FONTE: O EXCLUSIVO.COM.BR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA